A Irmandade dos Rosário é uma comunidade negra e atua informalmente preservando a cultura e as tradições da família Aviz do Rosário, originária dos Campos de Bragança - nordeste do Pará. Parte da família veio para a zona metropolitana de Belém através dos fluxos migratórios, mas mesmo na cidade tentam manter os costumes de sua cultura de origem.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Óleo de andiroba – 1ª etapa do processo.



Para a Irmandade dos Rosário que mora em Ananindeua, o mês de janeiro de 2011 será lembrado pelo aprendizado da extração do óleo de andiroba. Para isso foi imprescindível a vinda da Dona Antônia do Rosário, a “Prima Xandu”, que chegou direto da Ilha do Fujão nos “Campos de Baixo”, em Bragança, para repassar os conhecimentos familiares.

Esses processos de aprendizagem em que é necessário acompanhar e ajudar o trabalho da Mestra do Conhecimento para poder aprender fazendo junto é parte do projeto “A magia de Jinsaba – sem folhas não tem ritual”, desenvolvido pela Irmandade dos Rosário em parceira com o Instituto Nangetu, onde a preservação do meio ambiente está intimamente ligado à preservação dos conhecimentos tradicionais.

Xandu explicou que as amêndoas de andiroba tem época para cair, e que é neste período de chuvas que temos que coletar ao máximo as amêndoas para preparar o óleo que será usado durante o ano inteiro. Ela contou que as árvores ficam nas margens de rios e igarapés, e que é debaixo delas que estão em maior quantidade, mas que as amêndoas também bóiam e que por isso são encontradas nas margens dos rios.

Depois de vários dias de coleta na mata ciliar da área da Irmandade, Xandu ensinou a separar as amêndoas para retirar o óleo, escolher as que estão brotando para fazer mudas de replantio, e a cozinhar, abafar a andiroba e guarda-la para esperar o tempo de iniciar a etapa seguinte – a retirada do óleo.

Ela também explicou que as lagartas adoram a semente de andiroba, e que depositam seus ovos nos ouriços caídos, e que onde tem andiroba tem muita borboleta.

Para a criançada o trabalho teve sabor de brincadeira, encontrar as amêndoas parecia a descoberta de um mundo novo, o mundo da relação sustentável com o meio ambiente, enquanto para os adultos todo o processo fêz reviver a memória dos tempos de vivência nos Campos de Bragança.

Renata do Rosário Lira aproveitou para reunir todos os que tem aparelhos de telefonia móvel e máquinas fotográficas portáteis para registar tudo o que aconteceu, e em breve o Irmandade vai lançar um vídeo documentáriocom os ensinamentos de Xandu para fazer óleo de andiroba.





















Xandu
irmandade dos rosário - andiroba_transmissão de conhecimentos4

Nenhum comentário:

Postar um comentário